sexta-feira, 20 de outubro de 2017

João Batista era Elias? - A bíblia responde

 

Ainda existe uma certa confusão por parte de algumas pessoas acerca disso. João Batista não era Elias, é só fazer uma pequena analise bíblica para chegarmos à conclusão disso. (Malaquias 4.5) "Eis que vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor". Esta profecia se refere a João Batista, ela se cumpre em (Lucas 1.17) ..."e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias..."

João Batista veio na virtude e no poder de Elias, mas não era Elias. Virtude e poder, o mesmo que Deus deu a Elias, o mesmo poder e virtude que Eliseu pediu para Elias antes de sua partida, ele disse que queria a porção dobrada do espírito de Elias (2 Reis 2.9) porção dobrada de poder do Espírito Santo e não espírito humano, nem teria lógica para isso.

O próprio João Batista confessou que não era Elias (João 1.21) "E perguntaram-lhe: quem és? És tu Elias? E ele disse: não sou". Está mais que provado que João Batista não era Elias. E ainda entra outras teorias e suposições acerca de Elias. O espiritismo usa algumas passagens para tentar provar a reencarnação, mas esse argumento não resiste uma análise bíblica. Reencarnação é a crença que após a morte a pessoa retorna a vida em outro corpo. Esse ensino não se encaixa no caso de Elias pois Elias nem ao menos morreu, foi levado para o céu com corpo e tudo (2 Reis 2.11). Só isso já seria suficiente, mas a bíblia diz ainda muito mais, após a morte segue se o juízo (Hebreus 9.27). No livro de (Jó 7.9-10) ..."aquele que desce a sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará a sua casa"...
Pode até ser que depois de tudo isso ainda citem a transfiguração de Cristo em (Mateus 17) onde apareceram a Jesus Moisés e Elias e falavam com ele, mas isso não prova a reencarnação e nem nada desse tipo. Elias não morreu conforme está escrito, Moisés e Elias não incorporaram em ninguém na transfiguração de cristo, eles apareceram e falaram somente com Cristo, Jesus para falar com eles se transfigurou em seu corpo glorioso e glorificado e não no seu corpo terreno, note que somente Jesus falou com eles.

A bíblia condena comunicação com mortos (Deuteronômio 18-10-11) onde na verdade são espírito malignos disfarçados, o mesmo que enganou Saul quando consultou a adivinhadora. "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti".

Outra crença é que Elias será uma das duas testemunhas do Apocalipse, alguns creem que ele virá e morrerá, uma vez que a bíblia diz que ele não morreu e foi levado para o céu sem provar a morte e a bíblia diz que a morte passou a todos os homens como consequência do pecado (Romanos 5.12).
Mas se Elias tivesse que vir para morrer, então Enoque também teria que vir pois ele também não morreu (Hebreus 11.5) e qual o argumento bíblico para disser que Enoque virá a terra morrer? Então isso é apenas suposição, mas não tem argumento bíblico suficiente para crermos nisso.
Mas quanto a questão de João Batista ser Elias temos a certeza absoluta que não era, e nem que João Batista foi a reencarnação de Elias pois Elias nem ao menos morreu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog