terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Quem nunca ouviu o evangelho pode ser salvo?


É um tema complicado, a maioria dos que perguntam isso é pensando em seus familiares e conhecidos que já partiram sem conhecer o evangelho, apesar de ser complicado é possível chegar a uma conclusão. Vamos analisar.

As pessoas serão julgadas de acordo com a luz que recebeu de Deus. Deus sempre teve formas de se revelar aos homens, mesmo quem nunca ouviu o evangelho não é inocente diante de Deus por alguns motivos: a todos ser humano, mesmo aquele que nunca leu a Bíblia sabe que não pode matar, roubar, adulterar, mentir, desejar o mal aos outros e etc... Além desse conhecimento moral Deus sempre se revelou a todo ser humano de alguma forma.

Deus se revela pelas coisas que foram criadas (Romanos 1.20) "Porquê as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se verem pelas coisas que estão criadas para que eles fiquem inescusáveis".

Na tradução NVI diz "indesculpáveis" no lugar de inescusáveis da tradução JFA. Através das coisas que foram criadas o ser humano deve crer que Deus existe e que foi ele quem tudo criou, e crer na sua existência, quem não crer não é inocente diante de Deus e será condenado. Paulo disse em um discurso: "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há..." (Atos 17.24).

Guarde este princípio: O ser humano será julgado de acordo com a luz que recebeu de Deus, à medida que Deus se revela ao homem, mas ele será cobrado, "a quem muito for dado muito será cobrado". Quem vive no pecado não é inocente diante de Deus, o homem é responsável diante de Deus pelos seus pecados e não existe salvação fora do Evangelho, quem morrer no pecado será condenado.

(Romanos 2.12) "Porque todos os que Sem Lei pecaram, sem Lei também perecerão, e todos que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. A lei que se refere aqui não é a lei do velho testamento, mas a lei de Deus, a sua palavra, o evangelho". Todo aquele que continuar no pecado mesmo sem ter conhecimento de Deus não será salvo porque até certo ponto todos têm uma certa medida de conhecimento do certo e do errado, através disto a pessoa deverá ter interesse em conhecer a Deus e sua vontade. Em (Romanos 1.28) diz sobre alguns que não se importaram em ter o conhecimento de Deus e foram abandonados por ele para fazerem coisas que não convém.

  Agora (Lucas 12.47-48) "E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoite, com poucos açoites será castigado". "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;" (Romanos 1.28). Quem conheceu o evangelho e não obedeceu será condenado da mesma forma que aquele que não conheceu e viveu no pecado, a diferença será no sofrimento que será maior para quem conheceu e não obedeceu.

(Salmo 9:17) "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as pessoas que se esquecem de Deus". Veja que fala de duas classes de pessoas, as que conhecem a Deus e os que não conhecem, mas ambos viveram no pecado. "Se esquecem de Deus" pode incluir os desviados. Então tanto aqueles que se desviaram do evangelho, aqueles que ouviram e creram, mas não obedeceram, e aqueles que nunca ouviram, mas viveram no pecado serão todos condenados.

Não existe salvação fora do evangelho e nem por outros métodos, como pelas obras por exemplo. Deus em todos os tempos teve sua forma de tratar com o homem, na atual dispensação da Graça a qual vivemos desde Atos 2, a ordem de Deus é que todo homem reconheça que é pecador, confesse a Cristo seus pecados e siga o evangelho sob pena de Condenação eterna.

Todo homem nasce condenado pois nasce com a natureza do pecado, Davi disse: "eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe" (Salmos 51.5).  Todo homem nasce com a natureza pecaminosa herdada de Adão que se desenvolve conforme alcança maturidade, daí então deverá reconhecer que é pecador e confessar a Cristo seus pecados e viver de acordo com o evangelho, caso contrário não será salvo. "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação". (Romanos 10.9-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog